A Remediação de Solo é o processo utilizado em uma área contaminada quando a mesma apresenta riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
Geralmente os riscos são referentes ao contato com o solo superficial e subsuperficial, por meio da inalação de vapores e partículas, contato dérmico, ingestão direta de vegetais e água subterrânea, a partir da extração do solo.
A contaminação do solo pode causar inúmeros impactos ambientais, como exemplo, perda de capacidade de drenagem, mudanças na densidade do solo, e deslizamento de terras.
Para a execução da remediação, deve-se avaliar o solo e selecionar a melhor técnica, dependendo dos contaminantes presentes na área, e dos cenários de risco envolvidos.
São exemplos de técnicas de remediação:
- Biorremediação - utilização de microorganismos para degradação dos contaminantes orgânicos.
- Pump & Treat - bombeamento e tratamento da água subterrânea, utilizando bombas associadas a um compressor de ar, para que a água do poço seja separada em água/óleo (fase livre/fase dissolvida). A fase dissolvida é logo encaminhada para remoção dos contaminantes antes do descarte do efluente.
- Extração multifásica (MPE) - sistema de ventilação a vácuo, que extrai simultaneamente vapores e líquidos a partir de um mesmo duto, separando as fases vapor e líquida. As fases livres são encaminhadas para uma caixa separadora água/óleo para tratamento.
- Air Sparging - método de injeção de ar que consiste em provocar o arraste dos contaminantes por volatilização, aumentando a biodegradação dos hidrocarbonetos dissolvidos.
- Oxidação química in situ – introdução de oxidantes, capazes de reagir com os contaminantes promovendo a degradação dos mesmos e a diminuição de massa dos compostos químicos.
Remediação de solo
A Biovert Ambiental oferece serviços de Remediação de Solo contaminado, certificando particularidade e segurança, apresentando as melhores alternativas com excelentes profissionais atuando em todas as etapas do processo e nas áreas contaminadas.